Aug 16, 2008

Buarqueanas

Ontem à noite conheci a arte de dois grandes atores! O primeiro deles, Juliano Barros, corporal, intenso, com ótimas gradações de expressão e muitíssima facilidade para cambiar do registro dramático para o cômico. A segunda, Ekin, ágil e precisa. Herdeira da prática clown, faz com que seu corpo saiba exatamente onde e quando estar no espaço, exímia na minúcia, é responsável por parte dos melhores momentos da peça. É sempre muito bom se deparar com atuações tão seguras e plenas, ainda mais com atores tão jovens!

Quanto à peça, "Buarqueanas" (no Teatro Júlio Piva, em Porto Alegre, até início de setembro), é uma boa peça. Minhas ressalvas vão para alguns deslizes musicais cometidos pela banda, que permanece no palco ao longo da peça, algums intervenções dos atores (ao escolherem, por exemplo, uma atriz com pouco traquejo para se mostrar sensual, ou uma não muito afinada para fazer o solo) e algumas escolhas de texto. Embora seja praticamente um texto extraído da obra de Chico Buarque, das peças e canções, o recorte em alguns momentos da peça não me pareceu muito feliz e, além disso, nosso melhor compositor não é decerto nosso melhor dramaturgo e muitas das falas evidenciam essa fragilidade original. Tudo isso, entretanto, não desautoriza a escolha de passar uma noite agradável na companhia dessa Companhia. Uma peça honesta, sincera e muito recomendável.

Hoje ouço uma banda que há muito quero ouvir, amanhã vou ao show de Danilo Caymmi. Abri bem um saborosíssimo fim de semana de samba!

No comments: