Nov 23, 2006

Como é bom ganhar presentes

Há muito tempo não ganhava um presente como o que ganhei ontem, presente pleno, fruto de desejo, com um cartão amoroso e preciso. Sou notoriamente um homem difícil de se agradar com presentes. Há até mesmo o caso da festa natalina e familiar onde, cercado por algumas dezenas de pessoas, disse que não tinha gostado do presente, mas que reconhecia a intenção por detrás do equívoco, e por isso estava feliz com o que ganhara. Decepção geral! Mas presentes como o de ontem me fazem lembrar da graça e delicadeza de receber um presente acertado. Muito obrigado! Também me faz lembrar de uma definição de Santo Agostinho para o presente... hum... antes é melhor eu conceiturar semioticamente os tempos a fim de um entendimento melhor. O passado é o referido pelo discurso de maneira completa e anterior a nós. O futuro é projetado discursivamente e também nos é inacessível. O presente, por mais que pareça que não, também se encontra fora de nossa alçada discursivamente. Pois sempre que é remetido já não é mais e quando o acertamos em cheio, esvaziamos o discurso. Por exemplo: ficar repetindo "é", estarei me referindo ao presente, mas sem nenhuma significação vinculada. Depois da circuvanegação, vamos ao Santo, que diz que Deus é o único ser que pode se inscrever de maneira plena no presente, pois é capaz de influenciar nele, alterá-lo, sem que para isso passe a tratá-lo como passado de Si mesmo. Não sei se me fiz entender, de toda forma, é bastanet complexo, mas proporcionalmente grato quando se compreende. Uma pérola deste que é um dos quatro pilares teóricos da Igreja Católica, que Deus a tenha! Um aparte, hoje pedi a Deus que não estivesse brincando comigo, pedi que realmente me deixasse viver este sentimento que Ele inspirou em mim por uma mulher e que eu não fosse perdê-lo num tempo obrigatório que terei de viver longe de minha fonte amorosa. Agora, revendo as postulações de Santo Agostinho, acho que pedi a Deus para ser um pouco Deus nos próximos dois anos.
Post Scriptum: por favor, visitem também o blog "Presença", onde foi postada hoje outra poesia minha. Flores, para quem gosta de flores.

No comments: