Dec 6, 2006

A arte da surpresa

Uma das coisas mais graciosas do mundo é quando somos surpreeendidos. O gênio humano parace ter essa paixão pela surpresa, talvez única forma de ludibriar a natureza macilenta da rotina. Podemos ser surpreendidos por fatos (na visão perelmaniana do termo), coisas e pessoas, em diversas intensidades e jeitos, que podemos julgar boas surpresas ou surpressas ruim, sempre tendo em mente que a obrigatoriedade de reavaliação por parte do espírito nunca pode ser de cunho totalmente ruim. Espero... Uma das premissas básicas do objeto artístico, e esse é de fato o motivo de todo o prelúdio, é causar em quem o admira doses intensas de surpresa em um tempo curto ou doses moderadas da mesma a cada recontato com a obra. E grande parte de graça de objetos que tentaram o estatuto de arte e, a meu ver, não conseguiram, está nos breves momentos em que causa essa sensação de surpresa! No meio de trocas de canais, vi esta definição no filme "Sleepless in Seatle": "E por que ela era maravilhosa?" "Não sei ao certo, ela tinha milhares de pequenas coisas que formavam a perfeição do que a gente era junto". Talvez seja fruto de meu atual estado de paixão, mas achei supreendentemente bonito, tangencialmente universal. Hoje definitivamente foi um dia de saudades.

2 comments:

Anonymous said...

Guto..!!Cada vez vc me surpreende mais.. Escreve bem e ainda compôs "amor clandestino"..!!!como não chego aos seus pés e não posso escrever nenhum comentário à altura resolvi colocar uma receita:

**Mousse de maracujá**

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo (requeijão) de suco de maracujá concentrado (natural ou industrializado)

Modo de Preparo

Bata no liqüidificador o leite condensado e o creme de leite. Acrescente aos poucos o copo de suco de maracujá e continue batendo até que a mistura adquira uma consistência bastante cremosa (cerca de 10 minutos). Coloque a mousse em uma vasilha e leve à geladeira por 2 horas. Sirva a seguir.


vai dizer...te surpreendi..!heheh

Bjs de quem te adora

Tati Bertolucci said...

Um dia de saudades... definitivamente... nao so pra vc.
E amei a definiçao do filme!
beijos muitos...
surpreendente eu escrever no teu blog depois de tantas negaçoes, nao? talvez sejam as saudades rs....