Meu avô fez noventa anos há algumas semanas. Como poucas pessoas nessa idade, permanece lúcido, sendo um prazer acompanhar suas muitas histórias (raras vezes ouvi dele uma história repetida) e sua postura sempre humilde em relação à vida.
No dia seguinte à festa, tive a oportunidade de conversar um pouco com ele, relativamente a sós. Foi quando ele me contou de sua infância e que sentia muito não ter aprendido carpintaria com seus tios (meu avô perdeu os pais bem cedo). Com as mãos sobre a barbicha branca, meu avô disse que não entedia por que todos usavam uma forma de madeira e seu tio insistia em fazer os cortes sobre algumas marcas no chão, o que seria muito mais difícil. Ouvindo isso, comentei que talvez o tio de meu avô entendesse o valor do processo. Que antes de ser ou não prático, cortar a madeira diretamente no chão devia despertar ou relembrar aprendizados que ele considerava interessante.
Ah! meu avô soltou brevemente um ar da boca. "Pode ser...", balançou a cabeça afirmativamente.
Tanto quanto a admiração por alguém capaz de ouvir uma pessoa sessenta anos mais nova, ficou-me a sensação de que está aí um dos perdidos de nossos tempos: o valor do processo. Como tudo tem um motivo, um proveito, uma ação, um sentido, pouco importa o processo para se atingir o alvo. O problema é que muito de nossa cultura se deposita no processo. As nuances de significado estão no caminho, não no fim ou no início. À luz dos extremos, publicidade é poesia, auto-ajuda é romance, notícia é crônica, scrap é conto.
Meu avô é do tempo do processo...
Feb 22, 2011
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
adorei!
concordo plenamente, alias ainda digo que quando conhecemos o precesso das coisas damos mais valor e jamais esquecemos!
abracos
Incrível. Tenho a mesma (exatamente a mesma) sensação da vivência com meu avô, que sábio e lúcido, tem 87 anos.
Voltei a visitar o espaço. Tinha saudades.
Beijos.
pelo tempo do post deve ter muito tempo que vc não vem aqui...mas vou comentar mesmo assim...melhor o processo do que o produto...que é mesmo da época da propaganda.
Post a Comment